Tradutor do Blog:

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Póvoa de Varzim

Procissão da N.ª S.ª das Dores - 1949


Nossa Senhora das Dores

Na Póvoa, o culto da mãe de Jesus sob esta invocação remonta a 1768, ano em que foi colocada uma imagem na antiga capela do Senhor do Monte. A grande adesão exigiu a edificação de templo próprio. Este ficou concluído no princípio do século XIX, mas só em 1866 adquiriu o aspecto actual, com a construção das 6 capelas circundantes, onde estão ilustradas seis dores de Nª.Srª, estando a sétima representada no próprio altar-mor.

As palavras de Jorge Barbosa são, por si só, bastante ilustrativas: "O testemunho da eficácia da Sua protecção e de que os Seus devotos a Ela não recorrem em vão, está bem patente na comovedora multidão de pessoas (muitas delas descalças) que acompanham a Sua Imagem, na procissão através das ruas da Póvoa, e na impressionante floresta de velas conduzidos pelos devotos reconhecidos por graças alcançadas..."

Decorre em meados do mês de Setembro esta festividade com tradições seculares, onde, para além dos tradicionais festejos com espectáculos de variedades, fogo preso e grandiosa procissão, ressalta a típica feira da louça.


Sem comentários:

Enviar um comentário